Fundamental 1

Nesta etapa nossos profissionais trabalham para formar cidadãos que...

  • Através da construção de valores éticos e morais, tenham oportunidade de desenvolver um caráter íntegro. Com tal caráter será capaz de contribuir de forma eficaz para a construção de uma sociedade melhor.
  • Adquiram equilíbrio emocional em suas relações, para enfrentarem situações-problemas com discernimento e sabedoria.
  • Exerçam plenamente sua cidadania com base no conhecimento construído e que, em situações de conflito, saibam posicionar-se responsavelmente como um cidadão atuante, com aspirações elevadas.

Lista de atividades

OPEE - Projeto de Vida

OPEE (Orientação Profissional de Empreendedorismo e Empregabilidade), uma metodologia conectada com os novos desafios.

Vivemos um tempo em que as crianças são bombardeadas pela publicidade que exalta o consumismo e convida à vida não sustentável. Já os jovens, apesar de ultraconectados às novas tecnologias, carecem de orientação e encontram dificuldades para fazer escolhas diante de uma infinidade de possibilidades.
 

O mundo se transforma rapidamente. Um breve clique em uma tela “touch” conecta culturas das mais diversas e abre novos horizontes. A globalização, unida à revolução tecnológica, vem quebrando todas as barreiras e desafiando a humanidade a uma palavra-chave: conectar-se.

 

O Brasil vive um dos períodos mais prósperos e desafiadores. Com economia em crescimento e ascensão das classes sociais mais baixas, profundas transformações acontecem, multiplicando possibilidades profissionais. Nos últimos dez anos, 40 milhões ascenderam à classe média e dobrou o número de cursos e estudantes universitários. O desemprego cai a níveis menores que os de países da Europa e já há mais de 2.500 tipos de ocupações possíveis no mercado de trabalho brasileiro.

 

Conhecer as oportunidades e saber desfrutar delas para construir projetos de vida sólidos constituem a grande oportunidade para o sucesso pessoal e profissional. E a OPEE existe justamente para contribuir com esse desafio, unindo escola, alunos e seus familiares.

 

Com livros que podem ser aplicados em todos os anos e séries dos ensinos Fundamental e Médio e recursos de apoio impressos, digitais e presenciais, propomos um trabalho de construção de projetos de vida, com foco no autoconhecimento, na orientação profissional, no empreendedorismo, na educação financeira, no mercado de trabalho e no preparo para os processos seletivos. Adaptável a todos os sistemas de ensino, a OPEE visa dar maior sentido a todo o conteúdo pedagógico, possibilitando ao aluno o foco necessário para que faça escolhas mais assertivas.

 

A contribuição do nosso material é com a formação de cidadãos capazes de praticar, na vida pessoal e no trabalho, virtudes. Por isso, estamos alinhados com os valores da Carta Universal dos Direitos Humanos, em todo o nosso conteúdo. Preparar as crianças para que saibam discernir entre necessidade e desejo, possibilitando um mundo de sustentabilidade nas relações com o planeta, é um dos principais desafios da nossa proposta de educação financeira. Entre os jovens, nossa meta é evitar que eles façam parte da triste estatística brasileira de evasão universitária (900 mil desistem dos cursos que escolheram a cada ano) e que sejam felizes com suas escolhas profissionais (por isso, trabalhamos em todos os livros o autoconhecimento, pois só quem se conhece sabe fazer escolhas duradouras).

 

Possibilitar crianças e jovens o melhor da vida, despertando neles o sonho e suas possibilidades práticas.

 

Contribuir com a sustentabilidade no trato com si próprio, com o outro e com o planeta. Fomentar conexões promissoras em todas as novas e possíveis plataformas da nova comunicação. Acreditar que a educação é a única instância capaz de sanar um dos maiores desafios do Brasil de hoje: gerar profissionais capacitados para preencher vagas de emprego que acabam sendo ocupadas por estrangeiros. Unir trabalho a felicidade. São esses os pilares da OPEE, presentes em todos os nossos produtos e serviços.

Assista ao vídeo do idealizador deste projeto, Leo Fraiman, no Youtube: https://youtu.be/fXjD71TxJqE